No âmbito da interrupção letiva decretada pela tutela, divulgamos as escolas de acolhimento no âmbito do nº10 do Decreto Lei nº 10-A/2020, do Alentejo.
Exmo./a Encarregado/a de Educação,
Por indicação do primeiro ministro, em conferência de imprensa de hoje, as atividades letivas estão suspensas a partir do dia de amanhã, sexta feira, dia 22 de janeiro, inclusive e durante 15 dias. De acordo o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, nomeadamente o nº 1 do artigo 10º, ficam identificadas como escolas de acolhimento a escola EB 2,3 Garcia d’Orta de Castelo de Vide, para alunos até aos 12 anos inclusive, e o JI de Póvoa e Meadas para acolhimento dos alunos do pré-escolar, residentes na freguesia. O referido acolhimento destina-se aos filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes. Caso os Encarregados de Educação necessitem deste tipo de apoio, devem contactar a escola sede através o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ou, em caso de impossibilidade, telefonar para o número 245 901 351- Serviços Administrativos. A escola iniciará o acolhimento de alunos a partir da próxima segunda-feira, dia 25/1/2021. As escolas referidas estão preparadas para servir refeições aos alunos abrangidos por esta medida, em caso de necessidade. Informa-se, ainda, que o transporte de alunos se encontra assegurado. Após levantamento da necessidade de transporte junto dos Encarregados de Educação, a Escola e a Câmara Municipal irão diligenciar no sentido de disponibilizar este serviço. Os alunos abrangidos pelos auxílios económicos poderão beneficiar do serviço de refeições, caso os encarregados de educação assim o pretendam. Para tal, deverão assegurar a marcação das refeições da forma habitual e com a devida antecedência.
Com os melhores cumprimentos
A Direção do AE de Castelo de Vide De acordo com o número de casos, a possibilidade de casos positivos para a COVID-19 e o número de alunos que podiam frequentar a escola, a Saúde Pública, relativamente à turma do 6ºA, determinou a interrupção do ensino presencial para todos os alunos da turma, passando a vigorar o ensino à distância, a partir do dia 19 de janeiro de 2021, até indicação de regresso ao ensino presencial. Destacamos os seguintes trabalhos desenvolvidos em articulação pela Biblioteca Escolar do AECV. BullyingO projeto «Bullying» foi desenvolvido entre novembro e dezembro de 2020 na área de Cidadania. Foi orientado pela professora Fátima Luís, tendo contado com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide (Projeto Identidade e Inovação - Aprender com a Biblioteca Escolar).
Como vivi a pandemia - visão do 7ºA
O ebook Como vivi a pandemia foi escrito pelos alunos do 7ºA, durante as sessões de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da abordagem do domínio “Saúde”. Este projeto, desenvolvido entre setembro e outubro de 2020, foi orientado pela professora Fátima Luís, tendo contado com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.
"A viúva e o papagaio" - trabalhos dos alunos do 5º A Durante as aulas de Português, os alunos do 5ºA deslocaram-se à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, para o estudo da obra A Viúva e o Papagaio de Virgínia Woolf.
Utilizando ferramentas digitais (Pixton e StoryJumper), individualmente ou em grupo, os alunos reescreveram a sua versão da história.
|